quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Da U.T.I. (11) CABEÇOTES!

Ah pois é....tem vezes que parece que não vai e....derepentemente....gala! Semana passada os cabeçoteS (V8 é show, cabeçote é pronunciado no plural) voltaram da retífica Hércules. Foram feitos trabalhos de limpeza (veja foto no outro post), troca das guias por novas, instalação de sedes de válvulas novas e, claro, assentamento das novas válvulas.
Quanto a planicidade do dito, estava excelente! Tanto é que a superfície do cabeçote recebeu um passe mísero da retífica.
Porque é bom um passe mísero somente: É que, em motor que sofreu super-aquecimento (superaquecimento???), devido a maior agitação molecular na região de alta temperaruta, severos gradientes térmicos surgem. Como os parafusos são prá lá de fortes, para aonde que a superfície se expande????? Ora...para cima, em forma de uma bela curvatura (co-seno hiperbólico será?). Daí, bingo, cabeçote EMPENA. Este é mais um detalhe que mostra o pouco uso do motor.
 Os ditos, já se encontram agora em mão do ilustríssimo Dr. Serjão. Objetivo é dar "aquele" trado nas superfícies irregulares, tirar as rebarbas, expulsar os cantos vivos e, um bom polimento nos dutos. Espera-se uma diminuição do número de Reynolds na ordem de 20%. Ou seja, após o Dr. Serjão, o ar sabe para aonde ir e, ninguém o perturba!

Foto do cabeçote quando da desmontagem e, na volta da retífica.

Picture above shows the cylinder head before (botton right) and after machining work. News valves (1.88/1.60), new seats and guides had been installed. Forward work is to do fine tunning at cylinder head ports in way to shutt Reynold number by 20%. We keep pushing!

Um comentário:

  1. Parabéns Julio,

    Um trabalho excelente de recuperação mostrado pelas fotos. Somente o comando e a dita bronzina que tavam ruins, mas mesmo após 36 anos o motor ainda aguenta muitas rpms ...
    Parabéns pela qualidade do trabalho pois o Garboso merece este nível de detalhe e as novas peças que ele está recebendo.

    Depois é so acelerar ( não na soca como vc mesmo diz ) e curtir !

    ResponderExcluir