Quanto a planicidade do dito, estava excelente! Tanto é que a superfície do cabeçote recebeu um passe mísero da retífica.
Porque é bom um passe mísero somente: É que, em motor que sofreu super-aquecimento (superaquecimento???), devido a maior agitação molecular na região de alta temperaruta, severos gradientes térmicos surgem. Como os parafusos são prá lá de fortes, para aonde que a superfície se expande????? Ora...para cima, em forma de uma bela curvatura (co-seno hiperbólico será?). Daí, bingo, cabeçote EMPENA. Este é mais um detalhe que mostra o pouco uso do motor.
Os ditos, já se encontram agora em mão do ilustríssimo Dr. Serjão. Objetivo é dar "aquele" trado nas superfícies irregulares, tirar as rebarbas, expulsar os cantos vivos e, um bom polimento nos dutos. Espera-se uma diminuição do número de Reynolds na ordem de 20%. Ou seja, após o Dr. Serjão, o ar sabe para aonde ir e, ninguém o perturba!
Foto do cabeçote quando da desmontagem e, na volta da retífica. |
Picture above shows the cylinder head before (botton right) and after machining work. News valves (1.88/1.60), new seats and guides had been installed. Forward work is to do fine tunning at cylinder head ports in way to shutt Reynold number by 20%. We keep pushing!
Parabéns Julio,
ResponderExcluirUm trabalho excelente de recuperação mostrado pelas fotos. Somente o comando e a dita bronzina que tavam ruins, mas mesmo após 36 anos o motor ainda aguenta muitas rpms ...
Parabéns pela qualidade do trabalho pois o Garboso merece este nível de detalhe e as novas peças que ele está recebendo.
Depois é so acelerar ( não na soca como vc mesmo diz ) e curtir !