terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENGINE TECH (2) - Curvas de Torque e Potência

HAJA CAVALARIA...
Tempos atraz, um nobre camarada presenteou o Blog com uma deliciosa revista MOPAR MAGAZINE. Indo e vindo por suas páginas, encontrou-se um artigo sobre preparação do 318. Confessa-se aqui, perante vós, que nos surpreende a potência e torque conseguidos com as modificações. É mais do que macega em terra gorda cumpadre!

O MOTOR (1), segundo a publicação é bi-jet mas com sistema de escape dimensionado....enfim, com muito pouca contra-pressão de escape. O 5.2 respira aliviado e, não sofre de prisão de ventre. UFA....Mas, será mesmo que brotam 317hp@5750 rpm? A se observar que a 5500 rpm ele desenvolve 153hp. Será que o redator, de emocionado que estava, errou a posição dos dedos no teclado?? Convenciona-se então que, até 5500 rpm os números são verossímeis.

O MOTOR (2) já vem com um pacote bem parecido ao que o GARBOSO vai receber. O valor médio de torque está na faixa dos 450 Nm, o que já está de bom tamanho para andar no engarrafamento da cidade. MAS, o valor de 519 Nm, pontual, a 5000 rpm, nos parece um erro de medição do dinamômetro. A potência em torno dos 300 hp a 5000 rpm, acredita-se é um pouco exagerada. Sugere-se ao proprietário do dinamômetro, uma bela inspeção e calibragem da célula de carga do mesmo.

Mas enfim, a tabela abaixo nos dá uma idéia do "jeitão" que vai ficar o motor


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