quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ENGINE TECH (3) - Curvas de Potência e Pressão Média Efetiva

Power em (kw) e P.M.E. em (bar).
A figura mostra dados interessantes dos motores preparados (os mesmos do último post). Conclamo os blogueiros a observarem atentamente os números e tomarem suas próprias conclusões sobre os 318 V8.

A título de informação, os motores atuais, com 4 válvulas por cilindro, geram uma Pressão Média Efetiva (que é nada mais que o aproveitamento do uso da cilindrada do motor) na faixa dos 12 bar em torque máximo e 10 bar em potência máxima. Ou seja, é o melhor que a indústria de produção em massa produz, a baixo custo. Repito, a baixo custo.


A PME é uma forma simples de exprimir o trabalho realizado pelo motor durante um ciclo de 4 tempos. Caso fossemos calcular a área gerada pelo diagrama de Pressão em função da cilindrada (diagrama PxV)  para este ciclo de 4 tempos, chegaríamos a um valor bem próximo a este calculado pela PME.
Ficou curioso sobre a PME? Depois tem mais...

2 comentários:

  1. Old chief, are the numbers from the table reliable? Têm uns "buracos" estranhos... Anyway, caso SIM, seria interessante postar comentários sobre motivos do aumento de eficiência dos motores atuais, produzidos em massa e baixo custo, em se comparando com motores de 40 anos atrás (talvez 60-70 anos?) mas que possuem mesmos níveis de PME.

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  2. Santa Monica guys never heard about it...

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