domingo, 28 de março de 2010

V8, V12 e V16....de Trem




aaahhh pois é, turma que anda de carro V8 pensa que está "montado" em motor grande. Conta vantagem que tem um 5.0, 5.2, 6.6 etc etc....mas as vezes, é bom dar uma espiada na redondeza para, literalmente, tirar o time de campo.
O Blog do Garboso visitou nestes dias a garagem de manutenção de trens da América Latina Logística, em Curitiba.
Para quem gosta de motor grande, é bom ir lá pessoalmente para admirá-los. Para quem não quer dar o braço a torcer e/ou não pode e/ou o Alvará não permite, selecionamos algumas fotos aqui.
Basicamente são 2 sabores de construtores: General Motors e General Electric. Dá para intuir então que as locomotivas são americanas.
Os motores GM são V8, V12 e V16, todos 2 tempos. Já os G.E. são V16 e 4 tempos. A turma da GM sobre-alimenta os 2 tempos com "blower", a uma pressão de 5 psi somente (0.3 bar). É que motor 2-tempos diesel não dá mesmo para mandar muita pressão.
Já os G.E. são 4 tempos, usando então turbo-compressor a 15 psi (1 bar). Estes, geram 3300 hp a 1100 rpm.
A cilindrada média dos motores é 650 pol3 por cilindro. Ou seja, um V8 de trem 10.6 litros ou por cilindro ou 85 litros no total. É um motor 85. 0 !!
Enfim....quem se "gaba" de ter um V8 5.2 no pé....é bom ficar esperto!

8 comentários:

  1. pra regular as valvulas desse "trem" é só chamar o seu Domicio Tonetto.... hehehe
    ass. Beto Pesca

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  2. Conheço alguém qeu diria: BÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ Que monstruosidade!!
    Preferi neste fim de semana ficar com toda a delicadeza do som de Mônica Salmaso..
    Na próxima me chama que tô de alvará permanente, BÓÓÓÓÓÓÓÓ..
    bjo max

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  3. MOTRZÃO GRANDE É O QUE HÁ DE BOM NA TERRRA!!! IMAGINEM ISTO EM UM CARRO DE RUA?

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  4. V8, 2T e com Blower! Só faltava estar debaixo do capô de um DKW!

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  5. Na verdade o blower no motor diesel 2T não tem pouca pressão pelo motor não suportar pressões, é que o diesel 2T não consegue fazer a aspiração do ar com a pressão necessária naturalmente. Tanto que tem alguns motores Detroit Diesel que além do blower tem turbo e aftercooler como qualquer motor de caminhão moderno.

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  6. Mesmo o motor sendo grande, V16 no caso eu ainda prefiro um V8 a gasolina pois ja presenciei o som de locomotivas e o barulho não emociona tanto..
    Além do que funiona com baixa rotação...
    Mais para tork do que para velocidade...
    Já nos automóveis... sem comentários...
    Inté

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