terça-feira, 30 de novembro de 2010

Motor de TWINGO

MAIS UM QUE VOLTARÁ A VIVER
Nosso honroso "Cachopa", engenheiro de firma, homem de, e da qualidade, inventou de trazer a vida um Renault Fox, OPS, um Renault Twingo. Fazer o quê né...tem gente que gosta de Dojão!??!?!?

Para quem ainda não conhece, este, usa o motor denominado D7F (D = família de motores pequenos , 7 = 2 válvulas por cilindro (vai entender!!) e F = entre 1.0 e 1.2 litros de cilindrada). Pois bem, este deveria ser o motor a ser usado aqui no Brasil, em vez de um D4D ( 4 valvulas por cilindro), mais adaptado as estradas boas e não tão engarrafadas.
Mas enfim, segue na íntegra o e-mail enviado, assim como as fotos dos pistões.
----------------------------------------------
Caro Jouglas


Ainda que transcorrido imumeros dias desde a solicitação do nobre autor, queira desculparme pelo atraso e, não obstante, envio-vos algumas fotos e comentarios sobre a reforma em andamento do Twingo 1998 français equipado de um motor D7F.

Aproveitando o ensejo o assunto mui refinadamente exposto pelo colega, aproveito para enviar algumas fotos dos pistões originais e sobre medida (0,50 mm) atualmente montados no veículo. Creio que possam servir para a divulgação da existencia da reforma do veiculo ainda sem alcunha definida e de mais comentarios de elevado primor tecnico efetuados pelo colega.

Informaçoes D7F for dummies:
- 1149 cm3 (com os pistoes sobre medida e cilindrada foi elevada para incriveis 1165 cm3
- diametro 69 mm (std)
- curso 76.8 mm (bielão...)
- taxa de compressao: 9.65/1
- potencia: 43 kW

Envio tambem algumas fotos de como ficou o motor apos a reforma. Tenho fotos detalhadas dos componentes, da desmontagem, da retifica do bloco, montagem dos pistoes, etc. Seria interessante mostrar o estado do bichinho ao cabo de 12 anos e 150.000 km de sofrimento bebendo o oleo que o diabo refinou e sem os cuidados que ele tanto merece.

Ficaria honrado em poder humildemente contribuir para o conteudo de tal veiculo de comunicacao. Nao hesite em contactar-me em caso de necessidade de alguma informacao complementar.

Atenciosamente

Dep Sergio Petecão
----------------------------------------------------
PS: Os nomes aqui citados são obras de ficção.
PS1: Diz aí Cachopa, que tal lançar o Blog do CACHOPA?? Até o Danielzinho tirar carteira, terás muito tempo pra ficar de bobiça em casa!!
PS2: Manda mais!!
 
 



2 comentários:

  1. Sempre achei que todos os Twingos que tinham vindo com o motor 1.2 antes de começarem a ser montados no Uruguai com motor 1.0 16V brasileiro eram OHV como o Clio e o R19 argentinos.

    ResponderExcluir