quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PISTÕES KEITH-BLACK para DODGE - 2

SERA QUE TO ENTENDENDO DIREITO??

A foto fala por si. Entre eles, 37 anos de diferença. O veínho, um valente pistão STD, rodou muito...e rodaria muito mais ainda. O novinho, cheio de guéri-guéri, muito bem falado e desejado pelos motores. Vamos ver se a gente consegue fazê-lo feliz no bloco do 318.

Coloquei em letras A, B e C o que mais chama a atenção neles.
Em A, nota-se como existe muito menos material na parte inferior do pino. Além da região da saia, ser mais curta e delgada. Existe aí um sem número de evoluções tanto em metalurgia, quando em fundição e design.

Em B, fica mais fácil de ver como a saia é delgada. Isto se traduz em menor dilatação do conjunto, podendo assim, usar fogas bem justas. O fabricante recomeda entre 0015" e 0020" (de 3,7 a 5 centésimos de milímetro). Quero acreditar que o pistão original, deva ter pelo menos o dobro da folga.....a liga hipereutética com que o Keith-Black é fundido contribui em muito para isso.

Em C, a grande diferença. A região de "fogo", muito mais alta. Uma diferença considerável entre o anél de fogo e o anel raspador. Com este design é que se passa de 7,5 para 9,5:1 na razão de compressão do motor. Quantos HP isso dá??? Sei...sei não. Talvez uns.....40 hp a mais?

Quase 4 décadas de diferença. Sai o valente STD, vem o famoso Keith-Black

8 comentários:

  1. Muito legal essa fotos para comparação entre os modelos std e KB!

    Abração...

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  2. 30-35hp na minha opinião

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  3. só fica em 9.5, ou 9.6 se vc tiver "zero deck", ou seja, o pistão em tdc exatamente na mesma altura do topo do bloco, e pra isso tem q rebaixar o bloco um pouquinho.

    faz as contas na calculadora da summit

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  4. Em questão de ajustes e durabilidade. No meu cabeçote não preciso fazer nada? Se deixar exatamente original as válvulas não terei problemas certo? Estou querendo mexer no meu motor e parece que esse pistão é o mais comentado pela galera.
    Abraço.

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  5. Saudações Eneas!
    Entonces, não precisa se preocupar com os cabeçotes. O original vai super bem os KB. Pode montar e rodar tranquilo.
    Abraços!!!

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  6. Com esses pistoes consegue usar gasolina comum sem ter a pré ignição? ou tem que usar podium?abraço.

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  7. Com esses pistoes consegue usar gasolina comum sem ter a pré ignição? ou tem que usar podium?abraço.

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  8. Confrade "Unknow", pois então, meu motor via muito bem com gasolina comum.
    Usei junta do cabeçote Fel-Pro e não foi feito nenhum passe nos cabeçotes.
    O avanço da ignição é 12 graus a 600 rpm.
    Uso 4jet Edelbrock 500 cfm e admissão Performer. Tudo bem básico.
    Vai que é uma maravilha!!
    Abraços.
    Blog do GARBOSO

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