Ao contrário do que nosso intuição possa nos levar a pensar, a câmara de combustão em si, deve ter sua superfície rugosa.
Isto deve-se ao fato que, a mistura ar-combustível, depois de conduzida com o mínimo de perda de carga (por isso o polimento, remoção de cantos vivos, chanfros, degraus e o escambau), precisa de forte TURBULÊNCIA na câmara de combustão.
Isto se deve ao fato que, a combustão, tendo início entre os eletrodos da vela de ignição, gera um pequeno núcleo. Este pequeno núcleo em combustão, precisa assim, deflagrar-se no interior da câmara.
A turbulência, assim, é um elemento vital na velocidade propagação da chama (em torno de 35 m/s) em um motor de combustão interna.
A rugosidade no interior da câmara, logo, ajuda na formação de pequenos vórtices que, contribuem para uma melhor e mais rápida combustão.
Dutos polidos e câmara de combustão rugosa = combustão boa e garantida. |
Nice posts on cylinder heads and very nice pictures !
ResponderExcluirOld chief