Há alguns anos participamos de um curso sobre "uniões aparafusadas", feito pela METALAC, lá em Sorocaba. O animador era o singular "Rubão", homem de infinita sabedoria e experiência.
Lá, aprendeu-se que do parafuso, niguém se lembra, pois não dá IBOPE! (palavras do Rubão).
Mas, em um motor, aonde as aceleraçõas impostas aos conjuntos móveis ultrapassam os 8.000 G's, há que se ter muita atenção sobre o tema.
Uniões aparafusadas devem ser totalmente estáticas, o parafuso tem que estar dentro de seu regime elástico e, devem ser torqueados da forma correta. Alie-se a isto, uma correta escolha do material.
Como pode-se ver na foto, os parafusos são de PEDIGREE. De nada adianta comandos, cabeçotes e quadrijets se.....eles não param no lugar!
Junto, vê-se também uma nova vareta de nível de óleo e uma tampa do orifício dedicado a bomba de gasolina (tudo MOPAR). Além, claro, de um "dress-up" kit em inox, com o logo M da MOPAR talhado em cada um.
Vai ficar NICRE!
sábado, 19 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Quanto custaria o GARBOSO zero bala?
Então, recebemos de um camarada nosso a tabela "FIPE" para 1974. Lá, podemos observar o quando custava a linha Dodge, além de poder comparar com os Maverick, Opala, Galaxy e até Pumas.
O Charger R/T era em média 20% mais caro que o Gran Coupé. O Maverick GT era 2% mais barato. Um Opala SS-6 custava 30% a menos.
Boa diversão!
domingo, 13 de dezembro de 2009
E não é que pula?!!
O BlogdoGarboso, como não poderia deixar de ser, foi mais uma vez "prestigiar" o Festival Brasileiro de Arrancada 2009. Casa cheia de carros, competidores de todos os nortes e, até, Ermanos Argentinos também....bom também.
Fomos lá no sábado, com o clima no autódromo em modo "RANDOM", pega mesmo aconteceu à tarde. Gostei de ver os 318 pulando na largada, assim como a turma do ar (leia-se VW's). Fortes eram 2 Camaros, sendo 1 com turbo e outro com compressor tipo "paxton". Este, levou a melhor....no sábado pelo menos.
Mas enfim, chega de bobiça e divirtam-se com as fotos!
http://picasaweb.google.com.br/jucalodetti/FestivalBrasileiroDeArrancada2009#
Cambio
Marcadores:
Arrancada,
Festival Brasileiro Arrancada 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Era...URUCUBACA....???
Há tempos adormecido, eis que posto mais um post no Blog. É bem verdade porém que, em o GARBOSO estando em coma induzido, poucas notícias aconteceram. Mas enfim, eis que a dúvida que pairava no ar sobre do que estaria sofrendo o 318 do GARBOSO, já que não dava sinal de vida, desapareceu.
O que realmente aconteceu: Pelos idos de agosto, quando as lanternas traseiras eram restauradas, periodicamente desfibrilava o 318 para que pudesse respirar um pouco, sem a ajuda de aparelhos.
Eis que um dia destes, iguais aos outros, comecei o processo de desfibrilamento na garagem do ap. Eis que, naquele dia, saía do elevador do prédio uma senhora que, resolveu sair do prédio a pé pela garagem (multa nela!) . No exato momento que ela passa por detráz do GARBOSO, eu aciono o motor de partida. Eis que, naquele dia, naquele susto......ela profere alguns #%#%%%!! e.....extingue-se a vida do motor de arranque!
Por semanas tentei, e ...nada.
Mas, perceverante, eis que chamo um grande amigo meu e, sua oficina móvel. Começamos então a preparar a sala de cirurgia (o arranque seria retirado para levar no dotor de arranque). Desce (da pick-up) o macaco, os cavaletes, as chaves,..enfim, todo o aparato.
Mas, perceverante, eis que me aventuro mais uma vez, com a chave na mão, para um última tentativa.
Bateria em ON, chave em LIGAR e...........não é que me "vive" !!!
Seria medo do dotor do arranque? Seria a URUCUBACA mais fraca que nossa perceverança? Ou seria simplesmente OSMAR de carro antigo???
A vocês!!
Juca
Marcadores:
318,
dodge,
dodge gran coupé,
garboso,
jucalodetti,
v8
Assinar:
Postagens (Atom)