quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EDGARD MELLO FILHO

Isso que é narrador!! Graaaaaaaaaaaaaaaaannnde Edgard!!

No início da década de 90, tive a felicidade de, pela primeira vez, escutar uma narração do Edgard Mello Filho. Uma simples corrida, mesmo que de jericos, torna-se um show a parte com a narração dele.

Para minha surpresa, entrou no ar naquele tempo, uma emissora chamada REDE OM Brasil (talvez seja a CNT hoje?). Até o Galvão Bueno foi para lá! O empreendimento parecia grandioso....

Mas o melhor de tudo, eram as tardes de sábado, aonde tínhamos a grata presença do Edgard narrando as corridas da NASCAR e DTM. Até então, praticamente desconhecidas da patuléia.

Naquele tempo também, videocassete era artigo caro. Meu pai entrou em um consórcio(!!) para poder comprar um. Lembro do dia que o "tiozinho" trouxe o nosso fantástico Panasonic G46, de 4 cabeças.

Logo, com o G46 sempre na espreita, assim que começava a corrida, era REC na certa. Lembro que o videocassete tinha 3 velocidades de gravação: SL, EP e SLP....sendo que uma delas era de melhor qualidade, uma intermediária e outra mais "econômica", afim de gravar até 8h na fita VHS.

A zica toda era que a transmissão era feita por antena repetidora. Moráva em TURVO-SC e a antena ficava em CRICIUMA. Era ter alguma intempére climática e....o sinal era uma lástima. Mesmo assim, com fantasmas e assombros, o REC era pressionado.

Tempos atrás, organizando a baguça, achei as ditas fitas VHS. Era tanto fungo que até parecia queijo esquecido no porta-malas! Mas......a informação que tinha lá era preciosa demais para se perder. Desentoquei um videocassete "dos moderno", da marca SEMP, com 7 cabeças e velocidade de rebobinagem ultra-mega-fast. Em se colocando a fita VHS neste modo de rebobinagem, os fungos eram eliminados pela aceleração cerntrífuga! E funcionava super bem.

Os fungos mais teimosos, eram então moídos em se fazendo o videocassete reproduzir as imagens. Claro, depois de rodar a fita, tinha que desmontar o dito e fazer aquela limpeza. Quase chamava a diarista com um sapólio para tal.....

Feito isso, levei as fitas VHS a esta turma que decodifica o sinal para uma mídia em DVD.

O resultado de uma delas está aqui.

QUE DURE PARA SEMPRE!!!

3 comentários:

  1. Eu tive o prazer de cohecer o Edgar pessoalmente em Curitiba no ano que vieram pela 1º vez os Top Fuel e os Jet Cars!!!
    Realmente o cara é um show a parte!!!
    Também lembro dele narrando o DTM Alemão!!!

    Abração Juca!!!

    ResponderExcluir
  2. Juca, ótimo trabalho. Gostaria de fazer uma colocação:
    As velocidades do VHS eram SP (alta qualidade), LP (media) ou SLP ou EP. No panasonic, como tive também, era SLP.
    Vc tem mais algum vídeo desses?
    Abs.

    ResponderExcluir