No populacho, motor que trabalha com excesso de combustível, é dito como GORDO. Na nossa gasolina, devido a adição de álcool anidro na proporcão de 20 e tantos por cento, a relação ar-combistível fica na ordem das 13,5 partes de ar para 1 de combustível.
Ora....quando tem-se menos ar para este 1 de combustível, tem-se excesso de combustível.
Ora,.....com isso, a combustão diminui de eficiência e, perde velocidade e temperatura.
Ora....com isso, forma-se fuligem na câmara de combustão, odor forte no escapamento.
Ora....em se juntando tudo isso, no final das contas, o bolso é quem sofre pois o dito, bebe mais que pinguço folclórico!
Hoje fomos no dotor dar uma espiada na combinação de molas-varetas da bomba de aceleração "a rápida" do Edelbrock 500 CFM.
Percebemos realmente que a combinação estava errada, com uma tendência forte de enriquecimento da mistura ar-combustível.
Refizemos a combinação usando o kit de tunning da 500tinha e, o 318 já agradeceu bem! A mola da "rápida" foi substituída por uma mais mole e, a "metering rod", foi usada uma mais espessa na extremidade. Com isso, tem-se uma diminuição da seção transversal de passagem do combustível para o motor. Logo, traz-se a mistura mais para o lado da estequiometria que para o enriquecimento ilícito!
Dotô Cerso ajeitando as molas de aceleração |
Próximo passo é acertar o gicleur do corpo principal e sua respectiva meteing rod.
Vamos estudar os ábacos e combinação para o melhor compromisso de combustão na estequiometria quando do uso em carga parcial.
Qual combinação usar? Vai do objetivo que se quer!! |
E segue a garimpagem!
ola me ajuda ai tenho um motor 302 originaal e coloquei uma edelbrock 600 cfm qual giclagem correta pois esta muito ruim com o que esta..
ResponderExcluirCaro colega, primeiramente, grato pela visita. Então, qual é o coletor de admissão que você está usando? O motor 302 está todo original mesmo? Escapamento, está usando o original de ferro fundido? E o filtro de ar, qual o modelo?
ExcluirE quais os sintomas que o tem 302 apresenta quando está andando, parece estar muito rico? Ou seja, tem muita fuligem preta nas velas? Tem fuligem preta no escapamento?
Ou ele falha quando acelera? As velas, que cor estão?
Coisa de doido né, tanta pergunta! Mas.....sem elas, a gente fica meio que cego para dar um "parpite".
Masssss, se teu motor é mesmo todo original e tu está usando um 600cfm, talvez o carburador seja um pouco grande para o motor. Daí é importante saber qual é o teu coletor de admissão, comando, escape, filtro de ar etc etc.
Se for o caso de estar rico, precisas comprar um kit de gicleur e varetas, com tu vê na foto do post. Daí nele, vem um gráfico com as combinações de peças. Se no teu caso, o motor está rico, tu precisa empobrecer um pouco a mistura. Vais ter que diminuir os gicleurs, na média, uns 8%.
Enfim, se der, manda aí as respostas que a gente vai opinando!
Abraço,
Blog do GARBOSO
Ola Juca, estou com o mesmo problema do rapaz , tenho um 302 todo original, mas eu coloquei um carburador da edelbrock de 600 cfm (1405) com um coletor de admissão PERFORMER, filtro de ar esportivo da edelbrock, bomba de combustível de 5,5 psi vazão original, o restante é todo original, o meu motor ele esta andando bem no primeiro estagio, mas quando abre o segundo estagio ele não demonstra aumento de potencia e da alguns estouros, no próprio carburador é como se a mistura retrocedesse volta um jato de ar no sentido contrario, e tem deposito de fuligem no carburador. Você mencionou um kit tuning, onde posso encontrar um para comprar para o meu carburador ??? Em qual site posso achar ????.
ResponderExcluirAcredito que meu carburador esta com excesso, porque mesmo andando normal tem momentos em que ele afoga e fica difícil de dar a partida. Quando ele pega ele fica falhando a marcha lenta eu dou umas bombadas no pedal e piso fundo ele melhorar e volta para uma marcha lenta ideal (sem falhar).
Se puder me ajudar ficaria grato, sou meio novo nisso estou tentando aprender.
Obrigado.