....V8 is for fun!
Entonces, tempos atrás começamos a discutir, no Dodge Clube de Curitiba, que seria legal levarmos nossos Dodges no dinamômetro de rolos.
A idéia era levarntar as curvas de torque dos motores e, por consequência, calcular a potência. Pois, na teoria, o motor produz uma certa potência...e na prática, quantos "horses" estamos gerando?
Pois na teoria, a gente constata depois que a prática é outra coisa!
Após uma pesquisa de potenciais locais de testes, decidimo-nos pela Unichip. Nos chamou a atenção que o procedimento de testes é praticamente sempre o mesmo, independente do carro.
A curva de torque é medida em uma janela entre 7s e 12s. Assim sendo, para cada carro, existe uma marcha que melhor se adéqua.
Outro detalhe, é que a Unichip nos pediu a relação de transmissão do diferencial. Pois sem ela, a medição de velocidade dos rolos em relação a rotação do motor fica errada. E oras, potência é em função direta da rotação do motor. Se mede errado a rotação do motor, o cálculo da potência fica comprometido.
Fomos com 4 Dodges lá.
- Gran Coupé 73 -> GARBOSO!! Com um 318 V8 de leve preparação.
- Dart SE 73 -> Mopar 440 c.i. Big Block
- Dart 72 -> Mopar 440 c.i. com preparação média
- Charger americano 72 -> Mopar 440 c.i,. Big Block.
Como podem perceber, o GARBOSO era o caçulinha. Por assim ser, foi o primeiro a rodar, afim de esquentar o dinamômetro para os primos que viriam na sequência!
GARBOSO no rolo durante uma puxada |
Na sequência tivemos o Dart SE do confrade Claudio. Uma maravilha de carro e, com um...afffffffffffff 440 sob o capô!
440 at WOT! |
Dart SE 440 c. i. |
Seguindo a bateria de puxadas, o 440 original cedeu a vez para o INFAME. Um cremoso Dart 72, preto, com um 440 Big Block nada manso......simplesmente demais este carro!
Dart 72 - 440 Big Block inside |
E para finalizar a seção, mais um 440 em formato de Dodge Charger 72. Não é todo dia que se tem a cavalaria toda solta não é mesmo??
Charger 72 440 Big Block |
Pessoal, vocês devem, assim como nós, estar curiosos de como ficaram as curvas de torque e potência. Porém, ainda não recebemos os dados do dinamômetro. Massssssssss...fica aqui a dívida de que, assim que chegarem, a gente coloca no Blog.
Masssssssss, para compensar um pouco, fizemos um resumão dos testes com este vídeo.
Aumentem o som!!
GARBOSOS abraços!!
Uma manhã inteira ouvindo V8s urrando não tem preço! A lenta do "Infame" então... sem comentários... Abraço!
ResponderExcluirPois é Lucas, tá na hora de fazeres um up-grade, de 302 para 318! eh eh Aquele abraço!
ExcluirDinamômetro é outra conversa. É o melhor lugar pra acerto.
ResponderExcluirUm forte abraço!
http://leroicotidiano.blogspot.com.br/
Confrade Leroi, é ali que a gente mede se temos BONS cavalos debaixo do capô! Abraço!
ExcluirParabéns!! Parabéns novamente! Se eu não fosse Dojeiro teria chorado! rsrsrsrs
ResponderExcluirAmigos Mopares, conheçam meu Charger 75 já percorri alguns passos pra deixa-lo quase igual ao Garboso:
http://chargersetecinco.blogspot.com.br/
Grande Irineu! Gratos pela mensagem.
ExcluirO Charger 75 tá ficando uma belezura. Já já passa no dyno junto com a gente ein???!!
Aquele abraço!