terça-feira, 30 de julho de 2013

DODGE NO DINAMOMETRO

E já não era sem tempo..........

Pois então,  para quem tem carro antigo, o tempo para ele é pouco, e, o orçamento sempre tem outras prioridades, levar no dinamômetro.......as vezes demora.

Porém, demorou mas levamos. Esta foi a primeira rodada no dyno de rolos. Pois, medição mais ou menos boa, se faz em mais de um local, e daí sim, se compara as medições e faz-se a média.

Pois então, era sábado e fomono-nos nós, Eu, mais o Cersão, o Lucas 302 Maverick 302 e a piazadinha....que é pra aprenderem desde cedo como se faz...ou pelo menos, se tenta fazer!!

Porém, nosso destino primário nos deu um cano. Fomos para o plano B. Destino, a Prado PowerChips. Lá tem um banco  de rolos.

Pois então, em se chegando lá, tivemos sorte e não tinha viatura no rolo. Foi-se o GARBOSO para lá.

Na foto, vemos então o 318 conhecendo o local......






Em sendo apresentados, fomos para a ação. Amaramos o Gran Coupé no rolo e fomos para a puxada. 
Nada foi mexido no motor. Assim, ponto inicial com 12 graus, gasolina comum, filtro de ar Edelbrock 14" no lugar e capô fechado. 







Assim sendo, fire it up! No vídeo, a gente tem a primeira puxada. Seguindo o operador do rolo, fomos a 60 km/h em 3a marcha (relação direta). Assim, sendo, tínhamos 3,15:1 na roda. 
Nota-se bem a perícia do piloto na cambiada!! 






Aqui está o resultado medido. A notar que a relação de transmissão não bate com a verdadeira, que é 3,15:1 em 3a marcha. Por sorte, a gente filmou a rotação do motor e conseguimos fazer um "off-set" da rotação filmada com a medida. O resultado ficou bem mais plausível. Mas mesmo, assim, refizemos alguns cálculos para valores mais realistas....




Aqui, temos a segunda puxada.



O resultado foi bem parecido a primeira. Com base das 2 planilhas, acertamos a sicronização da rotação motor com o rolo e, recalculamos a potência e Pressão Média Efetiva (bar). Esta última, nos dá uma boa noção da utilização da cilindrada do motor. Mesmo sendo uma medida de energia, ela também nos dá uma base sólida de partida e comparação.

Assim, os valores estimados, ficaram conforme a planilha. 
Em amarelo, os dados brutos do rolo. Em cinza, a estimativa, com 10% de redução no valor de torque medido. A notar que a PME desde 2600 rpm já está acima de 11 bar, ficando neste patamar até 4000 rpm.



O valor de torque no seu platô, otimisticamente, está na casa dos 500 Nm (50 kgf.m) e a potência máxima ficou em 270hp a 4300 rpm.
É inocência pensar que estes são os valores reais, porém, o formato das curvas características, podem sim ser levadas em conta. Temos então a região do platô de torque e o regime de rotação em que a vazão de ar começa realmente a diminuir.

Seguem as curvas, baseadas na tabela "Assumption 1".


Para a terceira puxada, o avanço da ignição foi posto em 16 graus, ou seja, 4 a mais que o anterior. Notamos uma piora da curva em todo o regime de rotação. Com isso, a gente realmente constata que é a vazão de ar que está limitando o incremento em performance.
O comando que a gente escolheu, é bem manso. Pois, como o GARBOSO só tem 3 marchas, e, sua utilização é bem urbana, vale ter-se bastante torque a baixo regime. Assim sendo, a configuração do motor foi feita neste sentido.

Spec do comando:
MOPAR Purple series.
intake duration @.050: 211 - lift: 0.410 inches
Exhaust duratio @.050: 218 - lift 0.430 inches
Lobe center: 110 graus
Na foto abaixo, temos a especificação do pacotinho urbano low end torque:


Pistões KB com 10:1 de razão de compressão, válvulas 1.88/1.60, 500 cfm Edelbrock Carb 1404, Manifold Ebelbrock Performer e tubos de escape com 1 3/4 inches no cabeçote. Estes, também foram trabalhados pelo Dotore Sergio Granatto. 
Aqui, um pouco do que foi feito: Trabalho nos Cabeçotes

Resumo da ópera:
Pelo formato da curva de torque, a gente observa que o motor está bem dentro daquilo que se queria fazer. Uma receita bem leve, com funcionamento regular desde a marcha lenta e, com o platô de torque aparecendo desde cedo. Pois, não nos esqueçamos, a relação de transmissão é mais longa que baba de boi!!!

O blog espera que as informações lhes tenham sido de interesse!

Grande abaço,
blog do GARBOSO





Um comentário:

  1. Sensacional! O barulho encorpado, funcionamento liso e como os componentes casam com a utilização do carro são difícies de achar igual.
    Parabéns!

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