quinta-feira, 22 de março de 2012

Museu TAM

É de voltar lá!!

Sabadão cedão, antes do galo cantar, a turma já estava de pé.
No cardápio, um vôo as 06:30h. Destinho: São Carlos-SP. Mais precisamente, Museu da TAM.
10:00h abre o museu e, 10:00h eu mais meu camarada torcedor da caldense estávamos lá.
 
Para quem gosta de ajato, história, tecnologia, ou, simplesmente passear, é uma pedida.
Lugar super bem planejado. Acervo impecável. Música ambiente e, claro, aviões, muitos aviões!

Para quem gosta de motor, os famosos V12 DB603 da Mercedes que equipa os Messershmit Bf 109, Rolls-Royce Merlin V12 que equipa o Spitfire e, o magnífico V12 Isotta-Fraschini do hidro-avião Jaú. Aliás, o Jaú, em 28 de abril de 1928 (!!), fez a primeira trazessia do atlântico sul "NON STOP". Saiu do Senegal e pousou em Fernando de Noronha. Que história!!

Um cantinho que mostra o passado com ares de países que já estão no futuro.
Assim é o Museu TAM.

Vista panorâmica assim que se entra no museu. Em primeiro plano, um F-100.



Descendo a passarela, vemos um F-50. Esse aí levanta vôo a 20 por hora de tanta asa!!



 Vista panorâmica do fundo do museu. Na direita, temos um Supermarine Spitfire. Este cara aí, foi doado pela Rolls-Royce ao museu. Para quem ainda não sabe, o Spitfire usava um V12 (44 litros) sobre-alimentado da Rolls. O usina! Também...a missão era impedir a Luftwafe de invadir a Inglaterra na 2WW. Só isso!!




Continuando na parte do fundo o museu, vemos um F4U Corsair. Este avião era embarcado em porta-aviões e lutou freneticamente na guerra no Pacífico, contra o império do Sol Nascente. Ali, temos um belo cenário das ilhas do pacífico e, um JeeP 42.



Por falar na turma do lado de lá, o museu TAM expões 3 MIGs!! Ao fundo o MIG-15 e, o número 23 é um MIG-17 U.T.I. Se não me falha a caxola, ambos vierma da Polônia.




Já este Mirage III, é da FAB. Nele, voou nosso grande Ayrton SENNA. 



Continuando a turma da FAB, um preservadíssimo Buffalo ao lado do caça de ataque ao solo Xavante.


Porém, o melhor sempre fica para o final.
O que dizer deste Constellation da PANAIR???
O quer dizer destas linhas curvas, elegantes?
O que dizer desta pintura e restauração magníficos?

Para quem não sabe da história, como eu, parece que ele foi salvo quando jazia em Assuncion, Paraguai. Um comboio de carretas o trouxe para o Brasil, desmontado. Mas, sem antes ter encalhado na aduana por problemas "burocráticos". Enquanto ele esperava, teve gente que conseguiu a façanha de roubar peças dele. Ô jaguarada!!!!



E por fim, o incrível JÁU! Um avião Italiano Savoia-Marchetti S-63.
Era equipado com 2 motores V12 Isotta-Fraschini de 500hp cada. Notem que os motores ficam em "tandem", na parte superior. A se lembrar...500 hp no anos 20! Estes motores já tinham carter com liga de magnésio, cabeçote em alumínio, 4 válvulas por cilindro e dupla ignição. VA BENNE!!
Detalhes técnicos do motor Isotta-Fraschini ASSO 500

O mais bacana é que, siceroniados por nada mais nada menos que o próprio curador do museu TAM, Comandante José Amaro, ele nos controu que os motores originais estão ao lado do Jaú, e não montados nele.
Ao perguntar o que eram então os 2 motores montados no avião ele respondeu: São de madeira!!!
Assim, alivia-se peso da estrutuda e, deixam os originais bem perto da turma para deleite!



Bem, por enquanto é só isso.

Visitem!!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

The @GARBOSO RIDE

Domingo é dia de V8 na rua

....há tempos que já pensava em ficar admirando o @GARBOSO que não ao volante. Pois há tempos que queria escutar o ronco do 318-V8 de um outro lugar que não o volante.

Há tempos também, meu camarada "Old Chief" vinha aguardando a vez de desfilar de @GARBOSO, sendo este, sob sua inteira responsabilidade. (Na verdade, ele estava de "molho" pois, da última vez que pilotou, encavalou o trambulador do câmbio......). Mas agora está apto novamente pilotar o @GARBOSO.

Há tempos também, o meu camarada Jan vinha de "zóio" para andar de @GARBOSO. Valeu Jan!!
Pois bem, se "ajuntemo" tudo no domingo e fomos fazer um ride pela cidade.

Na primeira etapa, fiz algumas fotos do @GARBOSO passando a 256 km/h. A notar que o "Old Chief" ainda teve o topete de fazer pose para a foto. Isso mostra o quão bom é um Dodge Gran Coupé 1973!!



GARBOSO prestes a romper os 300 km/h



O piloto "Old Chief" faz pose a 256 km/h.


 

Aqui, temos uma arrancada a 3500 rpm e primeiro estágio do 500cfm. Acho que o Old Chief ainda estava com medo de  andar de V8 "na soca".




 
Segunda parada, fomos ao Sindacta. Pois.....há tempos, vinha querendo fazer umas fotos do @GARBOSO ao lado do Gloster Meteor.
Chegando lá, pedimos autorização para os militares afim de fazermos as fotos. É sempre bom lembrar que ali é uma área militar. Não pode fazer bobiça!

3 Garbosos




Garboso desafia "ajato".

Feitas as fotos, nos dirigimos para a parte civil do aeroporto do Bacacheri, afim de ver se tinha alguma "ajato" por lá. Sabem quantos tinham?? Nenhum.
Mas..........para nossa sorte, um Gavião (que não sei de que sabor é) fez uma decolagem lindíssima bem na nossa frente. De nossa parte, flagramos o lindo pássaro no pulo!!

De spotter no Bacacheri

Gavião em take-off



Feitas as fotos, há tempos que vinha querendo filmar o @GARBOSO acelerando e abrindo o segundo estágio do 500CFM. 
Bem....neste vídeo, fiz-me emocionado ao vê-lo partir e, "imbiquei" a câmera pro ar. Recomposto, e de olhos inundados, redirecionei a câmera. Pede-se desculpas pela má filmage. 
PORÉM, aumenta o som e escuta o 318 respirando!!!






Afim de mostrar a pilotagem do posto do co-piloto, vai uma palhinha.




De lá, parada na "The Old Chief" house para entregá-lo são, salvo e de alma lavada.


Um pouco mais adiante, uma parada estratégia na Praça do Expedicionário. Ali, temos nosso famoso caça da segunda guerra mundial, um P-47 Thunderbolt. O local estava tranquilo e, sem precisar pedir autorização aos militares, o Jan mais eu fizemos os últimos cliques do dia.

Praça do Expedicionário



Como os blogueiros podem notar, foi uma manhã de Domingo para lá de bem aproveitada. 
Agradeço aos amigos que tiveram a coragem de nos acompanhar no passeio e, da próxima, a gente passa no posto primeiro!!! rs rs

A Tripulação. Valeu amigos!!!!




quinta-feira, 1 de março de 2012

MOPAR COLLECTION

....que coleção!!

Blogueiros, mais uma descoberta sensasional do @Blog do GARBOSO!

Após as descobertas no Deserto do Atacama, das reportagens exclusivas do estrangeiro, e muito mais.....eis que nossa equipe flagra uma coleção particular de uma pessoa só.

Por motivos de segurança, o proprietário preferiu não se identificar nem aonde fica a coleção.

Mas, podemos notar que são legítimos MOPARs, originais de fábrica e, sem restauração alguma!!

Da esquerda para direita:
 - Dodge Charger 1969
 - Hemi 'Cuda
- Plymouth GTX 1971
- Plymouth GTX 1971
- Plymouth GTX 1967
- Dodge Dart 1969


Próximo desafio é dar uma volta com cada um deles!!