terça-feira, 22 de novembro de 2011

DODGE na AGUA

Brincar é bom demais não é mesmo???

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O FUSCA

...jamais vi um Fusca tão aparelhado quanto este...

Pelos sistemas de suporte, aposto que chega no Alasca em viajem "non-stop"!!

Segue foto para nosso camarada e seguidor do Blog,  AJMEIRA.
Abraços!


domingo, 13 de novembro de 2011

MARCIO BORRACHA: Fusca EJECT!

...e é tudo verdade!!

Ha tempos que venho ensaiando de colocar este vídeo e foto no Blog. Mas antes, vou contar uma história que aconteceu no Turvo-SC há exatos 20 anos.

Nos idos de 1991, o esquema mais de "gala" que existia lá no sul catarinense era o Baile de Debutantes.

Naquele fim de semana, tinha então baile de debutantes na vizinha cidade de Jacinto Machado. Uma vez que eu não ia, resolvi prestimosamente empresta meu smooking, zero bala (feito na alfaiataria do Seo Ocrib Bendo) para o Jeff Menegado, fiel escudeiro do Marcio Borracha.

O Marcio Borracha (famoso bicicleteiro e galã, filho do Seo Elias Votri, pescador de piava prá lá de profissional), na época, tinha um Fusca prá lá de encrementado. Rodas da Brasília pintadas em branco perolado, bancos Procar, Toca-Fitas Roadstar e um módulo de potência TOJO. A usina era um motor 1600 com dupla carburação. O carro era vermelho e sua altura eram medidas em milímetros do solo. Um verdadeiro ícone lá no sul!!

Em então indo o Marcio e o Jeff para o baile, naquela noite, o Marcio resolveu fazer uma "bobiça" de Fusca e, inventou de fazer uma espécie da cavalo de pau ao chegar no Ermo.

Cumpadre Suplinésio(esq), MARCIO BORRACHA, Juca Lodetti


Foi então o Márcio para o lado direito da pista, em segunda marcha, passou por cima daquela pedrinhas soltas que por ali moram. Em estando em cima das pedrinhas, acelerou e virou o volante em direção ao centro da pista.

Tudo ia muito bem até então...fusca "rabiando", Marcio no controle e, o Jeff (com meu smooking zerinho!!) curtindo um conhaque com guaraná.

Mas...derepentemente, ao final da "rabiada" , já no meio da pista, os pneus voltam a aderência e o veículo se agarra novamente ao asfalto. Com o solavanco, sem querer, o Marcio bate com o cotovelo na maçaneta da porta. (a lembrar que naquela época cinto de segurança era pra fraco e medroso).

Ao bater com o cotovelo, se abre a porta.

Ao se abrir a porta, o Marcio é literalmete EJETADO do Fusca!!!!!

O Jeff, meio minuto depois, vendo que o Fusca ia em direção ao primeiro poste da avenida do Ermo,se aprecata, não entender nada mas,...... toma o volante e frea o Fusca.

Feito isso, vê o Marcio ainda rolando, ao frangalhos, no meio da pista. Por sorte, o trânsito ali é pequeno e nada de mais grave aconteceu com o nosso querido Marcio Borracha!!!

No final de contas, foram os dois, de teimosos, para o  baile, uma vez que o Jeff ia ver a namorada. O Marcio, ficou no Fusca, esperando e......contando o prejuízo.

No vídeo abaixo, a prova final que o acontecido é verdade: O próprio MARCIO BORRACHA narra o sucedido!!!




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EDGARD MELLO FILHO

Isso que é narrador!! Graaaaaaaaaaaaaaaaannnde Edgard!!

No início da década de 90, tive a felicidade de, pela primeira vez, escutar uma narração do Edgard Mello Filho. Uma simples corrida, mesmo que de jericos, torna-se um show a parte com a narração dele.

Para minha surpresa, entrou no ar naquele tempo, uma emissora chamada REDE OM Brasil (talvez seja a CNT hoje?). Até o Galvão Bueno foi para lá! O empreendimento parecia grandioso....

Mas o melhor de tudo, eram as tardes de sábado, aonde tínhamos a grata presença do Edgard narrando as corridas da NASCAR e DTM. Até então, praticamente desconhecidas da patuléia.

Naquele tempo também, videocassete era artigo caro. Meu pai entrou em um consórcio(!!) para poder comprar um. Lembro do dia que o "tiozinho" trouxe o nosso fantástico Panasonic G46, de 4 cabeças.

Logo, com o G46 sempre na espreita, assim que começava a corrida, era REC na certa. Lembro que o videocassete tinha 3 velocidades de gravação: SL, EP e SLP....sendo que uma delas era de melhor qualidade, uma intermediária e outra mais "econômica", afim de gravar até 8h na fita VHS.

A zica toda era que a transmissão era feita por antena repetidora. Moráva em TURVO-SC e a antena ficava em CRICIUMA. Era ter alguma intempére climática e....o sinal era uma lástima. Mesmo assim, com fantasmas e assombros, o REC era pressionado.

Tempos atrás, organizando a baguça, achei as ditas fitas VHS. Era tanto fungo que até parecia queijo esquecido no porta-malas! Mas......a informação que tinha lá era preciosa demais para se perder. Desentoquei um videocassete "dos moderno", da marca SEMP, com 7 cabeças e velocidade de rebobinagem ultra-mega-fast. Em se colocando a fita VHS neste modo de rebobinagem, os fungos eram eliminados pela aceleração cerntrífuga! E funcionava super bem.

Os fungos mais teimosos, eram então moídos em se fazendo o videocassete reproduzir as imagens. Claro, depois de rodar a fita, tinha que desmontar o dito e fazer aquela limpeza. Quase chamava a diarista com um sapólio para tal.....

Feito isso, levei as fitas VHS a esta turma que decodifica o sinal para uma mídia em DVD.

O resultado de uma delas está aqui.

QUE DURE PARA SEMPRE!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fotos de DODGE

...algumas colagens....

Nesta, algumas brincadeiras com cores....









quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fotos de DODGE

DIZAHOJE (DISAHOJE?)

Nos meus tempos de piá, lá no Turvo-SC, escutava várias pessoas se referirem a acontecimentos que tinham pena acontecido com a expressão "DIZAHOJE". Vai com Z pois o radical da palavra é HOJE e, como não tem S no radical, vai de Z.

Enfim, DIZAHOJE, inventei de chamar o Lucas e trazer o Imagulado para umas voltas no bairro. Disse ele que estava mesmo com vontade de andar de DODGE. O do Lucas, é um Dart de Luxo 1975. Por meia hora andamos "de-agavazinho" pelo bairro, curtinho o sol, vento, chuva, frio e calor, pois em Curitiba é assim 4 estações a cada hora que passa.

Encontramos um portão e um pé de árvore que, ornaram algumas fotos. Fi-la-emos e postamo-las!










Feito isso, fomo-nos a casa do amigo e Dodgeiro Paulo. Em lá estando, assunto não faltou. O que mais impressiona é o cardápio de fotos de Dodge que ele tem na parede. Fotos estas que são de todos os carros que ele já teve. Pelas minhas contas, chega perto de 1 MOL!

Mas o bacana do dia foi a volta de GARBOSO, com o Lucas na pilotagem. A idéia era ter o parecer técnico de um Dodgeiro que já dirigiu vários Dodges, sendo eles originais ou "brabezas".
E lá fomos nós. Anda de mansinho, estica marcha, vira daqui, vira de lá.
No final, o pacote do GARBOSO foi muito elogiado! Carro bom de andar devagar e, em se abrindo as 4 gargantas do 4-jet o 318 fala alto, liso e bonito!

Fiquei muito feliz em receber tantos elogios assim. Pois, a gente fez toda a combinação de peças e regulagem baseando-se na nossa experiência sem nunca ter feito um Dodge antes!!

Sou muito grato ao Dotor Cersão e Dotor Cersinho por isso.

Entre tempos, fizemos mais algumas fotos para a coleção. Seguem e espero que gostem!