terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALTA DIRETORIA VISITA GARBOSO

QUANTA HONRARIA

Deu-se há alguns dias, perante os olhares felizes de todos os que lá trabalham e, levam a vida de volta as famílias, a ilustre visita da ALTA DIRETORIA ao GARBOSO.

Em solenidade simples, mas, com muita emoção, e equipe médica veio trazer mais um pouco de sua nobre solidariedade.

Vê-se em primeiro plano, Dra. Everly, Chefe de Operações Gerais do Hospital, sem ela, não haveria tido o espaço necessário para as intervenções. Obrigado!!
 Ao fundo, Dr. Celso, experiente cirurgião e diretor do corpo médico. Traz, junto a sua larga experiência, mão forte para quem está precisando.
De branco, como manda o figurino, Dr. Celsinho, chefe da UTI e grande incentivador da reabilitação do GARBOSO.

O Blog, humildemente, presta aqui, uma singela homenagem àqueles que muito tem feito por nosso querido GARBOSO!

A direção.

Motor de TWINGO

MAIS UM QUE VOLTARÁ A VIVER
Nosso honroso "Cachopa", engenheiro de firma, homem de, e da qualidade, inventou de trazer a vida um Renault Fox, OPS, um Renault Twingo. Fazer o quê né...tem gente que gosta de Dojão!??!?!?

Para quem ainda não conhece, este, usa o motor denominado D7F (D = família de motores pequenos , 7 = 2 válvulas por cilindro (vai entender!!) e F = entre 1.0 e 1.2 litros de cilindrada). Pois bem, este deveria ser o motor a ser usado aqui no Brasil, em vez de um D4D ( 4 valvulas por cilindro), mais adaptado as estradas boas e não tão engarrafadas.
Mas enfim, segue na íntegra o e-mail enviado, assim como as fotos dos pistões.
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Caro Jouglas


Ainda que transcorrido imumeros dias desde a solicitação do nobre autor, queira desculparme pelo atraso e, não obstante, envio-vos algumas fotos e comentarios sobre a reforma em andamento do Twingo 1998 français equipado de um motor D7F.

Aproveitando o ensejo o assunto mui refinadamente exposto pelo colega, aproveito para enviar algumas fotos dos pistões originais e sobre medida (0,50 mm) atualmente montados no veículo. Creio que possam servir para a divulgação da existencia da reforma do veiculo ainda sem alcunha definida e de mais comentarios de elevado primor tecnico efetuados pelo colega.

Informaçoes D7F for dummies:
- 1149 cm3 (com os pistoes sobre medida e cilindrada foi elevada para incriveis 1165 cm3
- diametro 69 mm (std)
- curso 76.8 mm (bielão...)
- taxa de compressao: 9.65/1
- potencia: 43 kW

Envio tambem algumas fotos de como ficou o motor apos a reforma. Tenho fotos detalhadas dos componentes, da desmontagem, da retifica do bloco, montagem dos pistoes, etc. Seria interessante mostrar o estado do bichinho ao cabo de 12 anos e 150.000 km de sofrimento bebendo o oleo que o diabo refinou e sem os cuidados que ele tanto merece.

Ficaria honrado em poder humildemente contribuir para o conteudo de tal veiculo de comunicacao. Nao hesite em contactar-me em caso de necessidade de alguma informacao complementar.

Atenciosamente

Dep Sergio Petecão
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PS: Os nomes aqui citados são obras de ficção.
PS1: Diz aí Cachopa, que tal lançar o Blog do CACHOPA?? Até o Danielzinho tirar carteira, terás muito tempo pra ficar de bobiça em casa!!
PS2: Manda mais!!
 
 



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DA U.T.I. - Cofre de Dodge

TA BRILHANDO!
Semana passada "Seo Cerso" mandou ver no cofre.
Ainda faltam alguns itens para pintar mas....perto do que já se passou, já está vendo a bandeira de chegada!
O "Cersinho" em breve vai dar um trato no chicote, realocar a buzina, pintar o cilindro mestre e por aí vai.
Quanto a mim.....canhoto e estabanado, vou "parpitando"......

O Cofre, depois de pintado que quase pronto para receber o valente 318

PISTÕES KEITH-BLACK para DODGE - 2

SERA QUE TO ENTENDENDO DIREITO??

A foto fala por si. Entre eles, 37 anos de diferença. O veínho, um valente pistão STD, rodou muito...e rodaria muito mais ainda. O novinho, cheio de guéri-guéri, muito bem falado e desejado pelos motores. Vamos ver se a gente consegue fazê-lo feliz no bloco do 318.

Coloquei em letras A, B e C o que mais chama a atenção neles.
Em A, nota-se como existe muito menos material na parte inferior do pino. Além da região da saia, ser mais curta e delgada. Existe aí um sem número de evoluções tanto em metalurgia, quando em fundição e design.

Em B, fica mais fácil de ver como a saia é delgada. Isto se traduz em menor dilatação do conjunto, podendo assim, usar fogas bem justas. O fabricante recomeda entre 0015" e 0020" (de 3,7 a 5 centésimos de milímetro). Quero acreditar que o pistão original, deva ter pelo menos o dobro da folga.....a liga hipereutética com que o Keith-Black é fundido contribui em muito para isso.

Em C, a grande diferença. A região de "fogo", muito mais alta. Uma diferença considerável entre o anél de fogo e o anel raspador. Com este design é que se passa de 7,5 para 9,5:1 na razão de compressão do motor. Quantos HP isso dá??? Sei...sei não. Talvez uns.....40 hp a mais?

Quase 4 décadas de diferença. Sai o valente STD, vem o famoso Keith-Black

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PISTÕES para DODGE - peso do conjunto original

QUANTO PESA O CONJUNTO ORIGINAL?

Então, pesquisando na rede, encontramos um Blog bem bacana, o Blog do Dart72....A Q U I.

Segundo consta, o conjunto original pesa 594g do pistão e 152g do pino = 746g.

O que dá 107 gramas a menos no vai e vem das milhares de forças "G" atuantes no conjunto a cada 180 graus do virabrequim.

Me fez lembrar aquele trocadilho: LESS is MORE!

PISTÕES KEITH-BLACK para DODGE - OPS!

ERRATA
Os Blogueiros estão antenados!
Ontem, no turno da noite, a redação do Blog do Garboso cometeu um engano, alegando que o peso de um pistão + pino era de 143g. Ora...só se for de isopor mesmo! (Valeu anônimo pelo alerta!). Informamos que a direção de Recursos Humanos já está orientando um de nossos redatores perante os aspectos técnicos.

Como podem ver, o post já foi editado e o valor correto é de 507g + 132g = 639g para cada conjunto. Agora ficou no jeito....

Para quem está interessado em comprar, o link deste modelo 167 da Keith-Black, na Summit Racing, é  ESTE AQUI

domingo, 21 de novembro de 2010

PISTÕES KEITH-BLACK para DODGE

DEMORA MAIS CHEGA!!


Semana esta chegaram os elementos vitais na reconstrução de um motor: Pistões. COMO É BOM RECEBER PRESENTES!! (mesmo que tenha sido a gente quem pagou a conta...rsrsrs).

Depois de estudar bem o caso, decidui-se por adotar os pistões da marca Keith-Black, modelo 167. Estes pistões são fundidos em uma lida especial de alúminio, chamada Hipereutética. Liga esta que tem qualidades mecânicas superiores ao fundido de alumínio que costumamos encontrar. Além de aumentarem bem a taxa de compressão, proporcionando mais torque e menor consumo de gasolina.

Um item que chama a atenção é a altura do anel de fogo, que fica bem alta no pistão. Isto ajudaa diminuir o "volume morto" e a não aprisionar tanto combustível no interstício entre a lateral do pistão e camisa. O resultado é menos Hidrocarboneto sendo jogado fora....ou seja, fede menos a gasolina!

Outro ponto interessante é o peso,  507 gramas para o pistão e outras 132g para o pino. Tem-se então 639 gramas no conjunto. O quanto pesa o pistão original??? Não sei...mas saberei e informo.

MAS, como se pode notar, existem os rebaixos para as válvulas, bem pronunciados. Isso é bom pois possibilita o uso de comandos com 0.500 polegada de lift, por exemplo. MAS, estes rebaixos trazem cantos vivos, o que ocasiona execesso de temperatura nas quinas superiores do rebaixo. Ora, ponto quente com combustível atomizado = combustão expontânea. TALVEZ, com a taxa de compressão saindo dos 7,5:1 para algo na casa dos 9,5:1, venha junto uma boa vontade de termos "batida de pino" ou knock. O jeito vai ser andar na gasolina Podium ou, tirar um pouco de avanço.

Estou pensando em passar uma retífica manual nos cantos vivos do pistão para aumentar o raio das quinas do rebaixo, afim de diminuir a temperatura no local.......Será??

Presentinho de aniversário: Um pacote de pimenta....

Pistões Keit-Black modelo 167 cheirando a novo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CABEÇOTES DE DODGE - 2

A CÂMARA DE COMBUSTÃO
Ao contrário do que nosso intuição possa nos levar a pensar, a câmara de combustão em si, deve ter sua superfície rugosa.
Isto deve-se ao fato que, a mistura ar-combustível, depois de conduzida com o mínimo de perda de carga (por isso o polimento, remoção de cantos vivos, chanfros, degraus e o escambau), precisa de forte TURBULÊNCIA na câmara de combustão.
Isto se deve ao fato que, a combustão, tendo início entre os eletrodos da vela de ignição, gera um pequeno núcleo. Este pequeno núcleo em combustão, precisa assim, deflagrar-se no interior da câmara.
A turbulência, assim, é um elemento vital na velocidade propagação da chama (em torno de  35 m/s) em um motor de combustão interna.
A rugosidade no interior da câmara, logo, ajuda na formação de pequenos vórtices que, contribuem para uma melhor e mais rápida combustão.
Dutos polidos e câmara de combustão rugosa = combustão boa e garantida.

CABEÇOTES DE DODGE - 1

Dando sequência as fotos enviadas por nosso especialista, destaca-se neste post uma vista geral de duas câmaras de combustão já em trabalho avançado de otimização.

SG FLUIDODINAMICA S.p.A.

A SGFLUIDODINAMICA é uma pequena empresa familiar, situada no norte da Itália. Seu "metier" de competências reside justamente na otimização de componentes relacionados a distribuição e expulsão dos fluídos que atravessam um motor de combustão interna.
Devido a sua reputada credibilidade, é muito raro ter-se o privilégio de sua expertise.
Entretanto, devido as origens do Blog estarem ligadas com aquele país, e, sabendo da crescente demanda por parte destes serviços, a SG FLUIDODINAMICA resolveu usar o GARBOSO como um demonstrador de seu trabalho.
Alguns clientes da SG: Isotta-Fraschini S.p.A ; Hispano-Suiza ; Bugatti ; Cizetta-Moroder ; MV-Augusta entre outras.
A direção.

CABEÇOTES DE DODGE

A ARTE DA MECÂNICA DOS FLUIDOS
Prezados, conforme visto em posts anteriores, os cabeçoteS do 318 foram enviados a Hércules para a montagem das novas sedes de válvula (1.88 ADM/1.60 ESC), novas guias e, revisão geral. Ficou ótimo, mas, ainda podia melhorar.

Pois bem, despois deste post, fomos contactados, via nossos correspondentes na Europa, que a SG FLUIDODINAMICA, honrar-se-ia em ter estes cabeçotes afim de demonstrar a sua capacidade e competência nesta área tão refinada.
Via departamento de relações estrangeiras do Blog, firmou-se o protocolo de intenções e, os cabeçotes foram expedidos.

Ao longo da semana passada, recebemos as primeiras fotos. Seguem.

Dutos de admissão originais

Dutos de admissão após primeira intervenção

domingo, 14 de novembro de 2010

III ENCONTRO BRASIL CURITIBA ROADSTERS

THE BEST OF SHOW
Este aí, na foto, foi nosso escolhido como o mais bonito...obviamente, é a opinião do Blog.


Muito bom gosto este Ford!

III ENCONTRO BRASIL CURITIBA ROADSTERS

EXCELENTE!!

Amigos, para quem foi, seguem umas lembranças....
Para que não foi, ano que vem tem mais....e o GARBOSO vai!
Seguem alguns lances.
Aqui, a  GALERIA COMPLETA.
A direção.














quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Da U.T.I. - Cofre do Motor (2)

E vai que vai....Pintura feita!
Amigos, recebemos um e-mail do cirurgião chefe da UTI aonde encontra-se o GARBOSO. Segundo o laudo, o paciente já está quase em condições de receber seus órgãos novamente. Foi feita nesta semana pintura do cofre. Agora, vai-se para a revigoração do chicote e adjacências.
Segue foto tirada pela equipe de enfermeiros.
Já já vive!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SALAO DO AUTOMOVEL

Os convidados

Eis que, em um evento tão especial, os convidados vieram muito bem trajados e, sendo assim, foi-lhes possível estacionar junto ao lançamento da T-SHIRT GARBOSA.
Os acessos foram autorizados ao time do 500+, ou seja, menos de 500hp não podia estacionar.
Nas fotos a seguir, alguns deles.
Dodge Challenger SRT8 - V8

Koenigsegg CCX - V8 Supercharger



Spykler - V8

Aston Martin DBS - V12

Bugatti Veyron

Rossin e Bertin Vorax - V10

PORSCHE GT2 RS

PORSCHE Turbo-S

Pagani Zonda R

SALAO DO AUTOMOVEL

O making of

Como de praxe, em acontecimentos que marcam profundamente as direções de nações, povos e grandes corporações, recebemos de nossos amigos da BBC de Londres algumas fotos.
Como de praxe, em não podendo ser diferente, segue-as.
A direção.






SALÃO DO AUTOMÓVEL

Lançamento da Grife do GARBOSO

Ilustres Blogueiros, deu-se neste fim de semana, o lançamento oficial do mais novo "core business" do GARBOSO, a sua grife chegou!
Em um evento de tamanha envergadura, a prefeitura de São Paulo decidiu, em forma de agradecimento, realizar o Salão do Automóvel 2010 e, uma prova de Fórmula 1.
Nós, do Blog, não poderíamos deixar de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram nesta data, tão especial.
A imprensa, compareceu em massa sendo, logo em seguida, atendida em uma solene entrevista coletiva com o Diretor do Blog.
Em um gesto de integração com o grande público, fez-se esta foto-homenagem.
Corra, faça já a encomenda da sua T-Shirt GARBOSA©®  pois os pedidos não param de chegar!!

A direção.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Do Baú (2) - Extinto Museu da Ulbra

Até quando!!!!
Eis que um dia, já existiu aqui na terra mátria, um museu, mas um museu com "M" maiúsculo....
Eis que um dia, umas das mais belas coleções dos mais belos carros foram reúnidos em um só lugar, e aqui, no Brasil.
Eis que um dia, porém, que tudo acabou. O Estado entendeu que deveria leiloá-lo em vez ter torná-lo algo útil para a sociedade. O acervo ornamenta agora, muitas garagens que, dificilmente veremos um dia.
Mas Eis que um dia, o Blog teve o privilégio de lá estar.
As fotos estão no link ao lado: EX-MUSEU DA ULBRA

Do Baú (1) - DODGE VOADOR

Idos de 2003....
Camadaras, lá pelas bandas de 2002-2003, o Blog estava mais para JeeP do que para V8...eram muitas trilhas, rides e, Cross pelas bandas do sul catarinense. Mas, mudaram os ventos e cá estamos, de MOPAR, GARBOSO da vida!

Eis que, em um desses JeeP Cross que participamos, um fato inusitado aconteceu e, foi devidamente imortalizado pelo gatilho rápido de nosso retratista. Deu-se o episódio na cidade de Jacinto Machado, nas dependências do C.T.G. Recanto da Gávea, sendo o evento promovido pelo JeeP clube locar, os CAVALOS do VOLANTE (!!).

Em meio a vários Willys, Rurais, Ladas e por aí afora preparados, nosso amigo Wilson Votri, pai de uma magistral F-75 6x6 de fabricação própria, não feliz por ver os amigos "voarem" em 4x4 decidiu.....voar também!!!

Passou um par de correntes nos pneus traseiros de seu Dodge Polara, vestiu o capacete e.....pé na tábua!
O resultado????? A imagem fala por sí.....

Enjoy!
E quem disse que DODGE não voa?????