sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SUPLINESIANAS (2) - Salve Turvo!

Um Willys 42 toma guarda de uma das entradas da grande cidade.....
É só não inventar bobiça que não "dá nada" !
Willys 1942 de "tocaia" .

SUPLINESIANAS (1) - A Garagem

O que dizer do "Cumpadre Suplinésio"...o que dizer......
Acho que escrever não adianta, pois, as imagens já falam por si.
A não esquecer que, O GARBOSO, veio desta mesma garagem!
Aquele abraço Cumpadre!


JeeP Willys 1942


JeeP 1951 e Pick-Up Dodge Power Wagon 1946


Ford F-1 1946, JeeP Willys 1960 e Maverick GT


Tampa do motor de um Zundapp 1936 (ALE)


Ford F-1 1946


Maverick GT, Ford F-1 e Ford F-100


Impressionante Zundapp 1936


Maverick GT em HDR. Pintura!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Terra Natal (6) - Cadillac 1959

COMING SOON.....in a road near you.....

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Terra Natal (5) - A última

No comments....

A Terra Natal (4) - COMENDADOR em HDR

HDR = High Definition Range.
Trata-se de uma técnica fotográfica, em que consiste a união de várias fotos do mesmo objeto. Sendo estas, tiradas com tons de exposição diferentes. O efeito, é bem interessante!

A Terra Natal (3) - COMENDADOR

A não mais de 1 mês, da cidade do Garboso foi, para a Terra Natal, o COMENDADOR. Um belo, mais belo mesmo Dodge Magnum 1979. Divirta-se Beto!!



A Terra Natal (2) - Dream Garage

Chamei este post de A Terra Natal pois é de lá que o GARBOSO veio......mais de 3 décadas depois deste que vos escreve.
Enjoy!!












segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Terra Natal - A dream Garage in HDR

O Blog do Garboso esteve visitando a terrinha por estes dias.....
Nos próximos posts, algumas imagens do que encontramos por lá.

Cadillac 53 e Bel-Air 58


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Da U.T.I. (12) - O Cofre

Mais e mais o cofre/berço/habitáculo do motor vai tomando forma.
Na foto, o fundo já aplicado.
Em breve, Turquesa-Aquário é a tinta que vai pintá-lo.
E vamo que vamo!

This is the engine's bay, with prime applyed. Sooner, the paint will be executed.
We keep pushing!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Top Secret!!!

Exclusivo!! Descobrimos o que andam usando na F-1 para girar 20.000 rpm........
Entendidos do Santa Mônica High Performance Engines estão dizendo que, com este produto, o motor ganha 30%  a mais de potência.
O PROLONG tem agora um adversário a altura!!

Top Secret!
The Blog's research staff has discovered the F-1 secret to rev up to 20.000 rpm......see the shot!
Saint Monic High Performance Engines is saying that, only with this new product, you get 30% more power!
PROLONG has now a respectable adversary!

Da U.T.I. (11) CABEÇOTES!

Ah pois é....tem vezes que parece que não vai e....derepentemente....gala! Semana passada os cabeçoteS (V8 é show, cabeçote é pronunciado no plural) voltaram da retífica Hércules. Foram feitos trabalhos de limpeza (veja foto no outro post), troca das guias por novas, instalação de sedes de válvulas novas e, claro, assentamento das novas válvulas.
Quanto a planicidade do dito, estava excelente! Tanto é que a superfície do cabeçote recebeu um passe mísero da retífica.
Porque é bom um passe mísero somente: É que, em motor que sofreu super-aquecimento (superaquecimento???), devido a maior agitação molecular na região de alta temperaruta, severos gradientes térmicos surgem. Como os parafusos são prá lá de fortes, para aonde que a superfície se expande????? Ora...para cima, em forma de uma bela curvatura (co-seno hiperbólico será?). Daí, bingo, cabeçote EMPENA. Este é mais um detalhe que mostra o pouco uso do motor.
 Os ditos, já se encontram agora em mão do ilustríssimo Dr. Serjão. Objetivo é dar "aquele" trado nas superfícies irregulares, tirar as rebarbas, expulsar os cantos vivos e, um bom polimento nos dutos. Espera-se uma diminuição do número de Reynolds na ordem de 20%. Ou seja, após o Dr. Serjão, o ar sabe para aonde ir e, ninguém o perturba!

Foto do cabeçote quando da desmontagem e, na volta da retífica.

Picture above shows the cylinder head before (botton right) and after machining work. News valves (1.88/1.60), new seats and guides had been installed. Forward work is to do fine tunning at cylinder head ports in way to shutt Reynold number by 20%. We keep pushing!

Homenagem

Diz aí CERSÃO!
Este post é uma singela homenagem do Blog ao Eng. "Cerso". Omi da lida, pai de família e amigo nas horas difícies.
Explico porque horas difícies: é que, se ele não acenasse ao GARBOSO, na semana que este, seria posto em anúncio de "VENDE-SE", esta cena não seria possível.
E vamos além, se a queridíssima mamãe do "Cerso" não cedesse um canto da garagem....ha...era choro na certa!!
E vamo que vamo!
Ah...o homenageado é o mais feio, ou seja, na esquerda. Já o outro, nem percam tempo em querer saber quem é......

This post is a tribute to the GARBOSO'S Engineer and hands on budy "Cersão". He's the ugly one, at left.  What about the MOPAR MUSCLE T-shirt?
Regards!! 

domingo, 17 de outubro de 2010

Da U.T.I. (10) - Cofre pronto para pintura

EMPAPELADO!
 Queridos,
Domingo é dia de visita ao hospital, pois bem, fomos lá!
Em conversa com o Dr., nos mostrou ele nosso paciente já em traje de pré-operatório. Todo "limpinho" e vestindo o famoso guarda-pó branco. (por motivos de respeito aos menores de 18, mostramos aqui a parte frontal, que é aonde vai o guarda-pó).
Está programada esta semana a aplicação do fundo. A tinta, TURQUESA-AQUARIO (QUEM TEM????? AJUDA!! HELP!!!) vai ficar para logo depois. E vamo que vamo!

Dears,
Sunday, is a autorized day to visit people at the hospital. Talking with the DOC, he showed our pacient and explained the situation. This week, the primer will be applyed and then, the original blue (TURQUESA-AQUARIO) will arrive just after. We keep pushing!!

sábado, 16 de outubro de 2010

ENGINE TECH (4) - As perdas por atrito no motor

Mas............que interssante o gráfico acima, novamente, a tal da Pressão Média Efetiva do Ciclo, o que nada mais é que, uma conta simples que nos mostra a energia envolvida na realização do trabalho do ciclo, que nada mais é que, o aproveitamento da cilindrada do motor.

Pois bem, geralmente, por empolgação, notamos somente a curva de potência do motor. Mas, existem outras que, se conhecidas, nos contam muita história interessante.

Vejam que, o motor STOCK, na verdade, está na mesma situação que o motor do GARBOSO, com morrência, vento virado e o escambau. A PME despenca apartir de 2500 rpm. O coitado não consegue respirar! O "tombo" da curva mostra que os 5.2 litros do motor não são aproveitados como deveriam, não entra ar na vazão certa, logo, a mistura ar-combustível, que deve estar na casa das 13 partes de ar para 1 de gasolina, para que se tenha combustão, impede que se injete uma quantidade maior de combustível. Ora, com pouco ar e pouco combustível, a pressão de combustão cai, o torque cai, o motor......fraqueja.

Depois o pessoal faz um trabalho legal no motor e ele passa a ser o NUMERO 2. (que é o pacote que o GARBOSO vai ganhar). Vejam vocês, blogueiros, que a faixa de eficiência do motor vai de 2500 a 5000 rpm! (Preparador marreta este que não rodou o motor abaixo de 2500 rpm!!! Ele só anda em circuito oval é?!?!?!).

Com os "improvements" em cabeçotes etc etc, nas configurações de 3 a 5, temos um bom OFF-SET....mas...porque a faixa de eficiência não aumenta?!?!?!?
Ora, não aumenta pois o torque de ATRITO continua lá! O atrito interno do motor aumenta em função da rotação do motor, e não com a carga. Logo, para se "espixar" esta tendencia há que se trabalhar fortemente em alívio de peso de componentes, materiais com coeficiente de atrito menor (aneis, balanceiros, bronzinas, corrente de comando.....) e por aí em diante. A ciência do atrito é algo além do nosso dia a dia, é algo caro e que exige muitos recurso$, tanto em laboratórios como intelectual.

Gostei muito do NUMERO 2, 11 BAR de PME entre 2500 a 5000 rpm é bom demais pro 318.
A direção.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Esquadrilha da Fumaça

Bloggers! Em continuando a série enviada por nosso repórteres, vão aqui mais alguns momentos da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. As aeronaves são nossos queridos T-27 Tucano. (Ou seriam os Super Tucano?) 
Se por um lado, a apresntação contra o sol é ruim para os olhos, para as lentes, até que não faz tão mal assim! Divirtam-se.

Following the shot series sent by our photo field staff, here you can deligt yourself! This is the Brazilian Air Force Demonstration Squadron. Airplanes are EMBRAER T-27 Tucano, a training aircraft, but, very ofter in action against "bad guys". If for one side, make the exibition for the public agains the sun is not "the must" for our eyes but.....for the camera lens, it's not that bad! Enjoy!









quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro de Veículos Militares Antigos


Blogueiros, para quem gosta de veículos militares antigos, neste ultimo fim de semana, em Floripa, houve um ótimo encontro deles! Os enviados especiais do Blog estiveram lá e, registraram algumas imagens, com as abaixo.
Para quem quiser mais fotos, aqui segue o link: Veículos Militares Antigos

from Google:
Bloggers, for those who like old military vehicles, this past weekend, in Florianopolis, there was a great meeting them! The special envoys of the Blog has been there and posted some images, as below.For those who want more photos, here is a link: Antique Militaty Vehicles

Novas Peças (New Parts)

Pois é, ao ir se abrindo os horizontes, novas descobertas se fazem presente. Eis que então o GARBOSO vai ganhar um par de lanternas originais (as de hoje são de disco-voador pois não se encontra nada parecido....), coxins do motor e borrachas do tirante da suspensão.
Em se sabendo que, já já aparecem mais gente na lista, fiquemos então no aguardo das surpresas!
A direção.

from Google:

Yeah, since you start to take part out,new discoveries are made. The shot brings a pair of original flashlights (as of today are flying saucer-like because there was nothing like the engine cushions ....), and rubber bungee suspension.
Let us then look forward to the surprises!
The direction.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ENGINE TECH (3) - Curvas de Potência e Pressão Média Efetiva

Power em (kw) e P.M.E. em (bar).
A figura mostra dados interessantes dos motores preparados (os mesmos do último post). Conclamo os blogueiros a observarem atentamente os números e tomarem suas próprias conclusões sobre os 318 V8.

A título de informação, os motores atuais, com 4 válvulas por cilindro, geram uma Pressão Média Efetiva (que é nada mais que o aproveitamento do uso da cilindrada do motor) na faixa dos 12 bar em torque máximo e 10 bar em potência máxima. Ou seja, é o melhor que a indústria de produção em massa produz, a baixo custo. Repito, a baixo custo.


A PME é uma forma simples de exprimir o trabalho realizado pelo motor durante um ciclo de 4 tempos. Caso fossemos calcular a área gerada pelo diagrama de Pressão em função da cilindrada (diagrama PxV)  para este ciclo de 4 tempos, chegaríamos a um valor bem próximo a este calculado pela PME.
Ficou curioso sobre a PME? Depois tem mais...

PRESTIGIE!!

Blogueiros, ainda não tivemos a oportunidade de prestigiar mas, em se conhecendo nossos amigos gaúchos, deve de valer a pena!
A quem estiver por lá ou, pensando em o que fazer....vá lá!
A direção.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENGINE TECH (2) - Curvas de Torque e Potência

HAJA CAVALARIA...
Tempos atraz, um nobre camarada presenteou o Blog com uma deliciosa revista MOPAR MAGAZINE. Indo e vindo por suas páginas, encontrou-se um artigo sobre preparação do 318. Confessa-se aqui, perante vós, que nos surpreende a potência e torque conseguidos com as modificações. É mais do que macega em terra gorda cumpadre!

O MOTOR (1), segundo a publicação é bi-jet mas com sistema de escape dimensionado....enfim, com muito pouca contra-pressão de escape. O 5.2 respira aliviado e, não sofre de prisão de ventre. UFA....Mas, será mesmo que brotam 317hp@5750 rpm? A se observar que a 5500 rpm ele desenvolve 153hp. Será que o redator, de emocionado que estava, errou a posição dos dedos no teclado?? Convenciona-se então que, até 5500 rpm os números são verossímeis.

O MOTOR (2) já vem com um pacote bem parecido ao que o GARBOSO vai receber. O valor médio de torque está na faixa dos 450 Nm, o que já está de bom tamanho para andar no engarrafamento da cidade. MAS, o valor de 519 Nm, pontual, a 5000 rpm, nos parece um erro de medição do dinamômetro. A potência em torno dos 300 hp a 5000 rpm, acredita-se é um pouco exagerada. Sugere-se ao proprietário do dinamômetro, uma bela inspeção e calibragem da célula de carga do mesmo.

Mas enfim, a tabela abaixo nos dá uma idéia do "jeitão" que vai ficar o motor


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ENGINE TECH (1) - Escapamentos

NOVA SÉRIE...chique no "urtimo" e em English.....
Pois então, a idéia básica no motor do GARBOSO é kiném a gente de segunda a sexta, acorda cedo pois tem serviço pra fazer!!
Logo, o set-up do motor é todo voltado a uma curva de torque "FLAT" e com bastante desta parte flat, já em baixas rotações.
Pois bem, a primeira vista, um par de monstrengos desses dá idéia que serão usados em circuito oval ou em arrancada. Mas, a notar que os canos são bem longos, proporcionando assim, uma acústica do sistema de escape, em acorde com baixas frequências....o que quer dizer......."Enche bem de baixa".
Depois vem mais "devaneios"....
Escape feito a mão com tubos de 1'3/4.